Agora é possível receber a informação da atualização da Tabela de Índices do CLC, online, no formato RSS

 

Ficou ainda mais fácil receber a mala direta de Atualização da Tabela de Índices do CLC. Esta informação, em tempo real, agora está disponível no formato RSS (Really Simple Syndication).

O formato, criado em 1997, usa a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e links de um site em outros. Também permite o uso de programas conhecidos como leitores RSS ou agregadores, que reúnem o conteúdo de diversos sites em uma só interface.

Os arquivos RSS --também chamados de feeds-- trazem o título e o primeiro parágrafo das notícias, além de um link "Leia mais", que remete para o site e permite ler o texto completo.

 

O link de atualização remete para a página de atualização da Tabela de Índices do Programa de Cálculo - CLC. Também estão disponíveis links que remetem para as instruções de instalação do Programa para novos assinantes, renovação da assinatura,  reinstalação do Programa, calendário de divulgação dos índices do Programa, variação mensal dos índices nos últimos 12 meses, objetivo do programa e Manual.
 

Lista de feeds

Existem feeds para as principais seções de notícias dos maiores jornais do mundo.

 

Agregadores

Quem quiser acompanhar simultaneamente o noticiário de vários sites pode usar um software agregador. Esse tipo de programa busca os feeds dos sites escolhidos pelo usuário e pode apresentá-los em um formato parecido com o dos programas de e-mail. Isso permite acompanhar as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um.

Existem agregadores que rodam diretamente no computador do usuário, e outros que funcionam pelo navegador, de maneira semelhante aos serviços de webmail. Confira algumas opções:

FeedDemon - Para Windows. Possui versão de demonstração válida por 30 dias.

FeedReader - Leitor gratuito e de código aberto para Windows.

Bloglines - Leitor RSS que pode ser acessado de qualquer lugar pela web. Permite organizar os links e compartilhar as listas de feeds com outras pessoas. Gratuito.

My Yahoo! - A página personalizável do Yahoo! possui um módulo para exibição de feeds. O serviço ainda é experimental e exige cadastro no portal.

NetNewsWire - É um dos agregadores mais populares para o Mac OS X. Além da versão completa, que exige pagamento depois de 30 dias de uso, possui uma versão gratuita, sem alguns dos recursos da paga.

RSS Reader - Gratuito, o software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdo e definir diferentes estilos de exibição.

Os sites que possuem feeds em geral são identificados por um botão "XML" laranja. Também é possível encontrar feeds em diretórios como o
Syndic8.com ou o brasileiro Projeto RSSficado.

 

(Texto adaptado da Folha Online http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16829.shtml)